Fábio Cacemiro, um engenheiro que trocou a carreira corporativa pela área condominial, conta sua experiência como síndico e empresário no ramo da engenharia elétrica. Fábio destaca a importância da engenharia condominial, a segurança que um profissional qualificado oferece e os desafios de convencer síndicos e condôminos sobre a necessidade de manutenções e modernizações na parte elétrica de seus edifícios. O episódio também aborda a importância de ter um plano de manutenção preventiva, utilizar equipamentos de segurança como o IDR e os riscos de negligenciar a parte elétrica dos condomínios.
Transcrição:
Fábio Cacemiro, engenheiro com experiência em grandes empresas como Scania e Volvo, compartilha sua trajetória profissional e como se tornou um empreendedor no setor condominial, oferecendo serviços de engenharia elétrica, principalmente na Baixada Santista.
Ele destaca a importância da engenharia condominial para a segurança e o bom funcionamento dos prédios, alertando sobre a necessidade de realizar manutenções preventivas, como vistorias elétricas anuais, para evitar problemas como incêndios e choques elétricos.
Fábio menciona que sua empresa, a Efort Engenharia, se destaca por oferecer um atendimento completo, desde a visita técnica até a execução do serviço, além de fornecer um relatório detalhado com todas as informações necessárias para o síndico tomar decisões.
Ele também destaca um projeto desafiador que envolveu a individualização de 14 medidores de energia em um prédio, o que exigiu uma grande obra de reforma e uma comunicação intensa com a concessionária de energia.
A gente se preocupou em estruturar os processos da empresa pra gente conseguir oferecer pro cliente uma velocidade no atendimento, eh cumprir prazos que é importante, eh buscar informações de tecnologia, eh ferramental, equipe técnica capacitada para que a gente consiga realmente entregar algo diferente pro cliente, né cara. Eh a gente não chegou no mercado eh com amadorismo, né. Olha, tô me aventurando nesse mercado, a gente tem tem uma história, eh a minha, a minha formação e e e os aprendizados que eu tive principalmente na indústria, cara, poder trazer isso pro mercado local eh com padrões que às vezes o pessoal nem nem nem faz ideia.
A gente tá estudando bastante para trazer soluções com inteligências artificiais, PR. É isso aí. É bem legal, né, cara. É um tema do momento, né. Mas trazer isso para dentro do para dentro do nosso portfólio tá. Então existem soluções hoje legais que a gente consegue conectar algumas coisas da parte elétrica, o monitoramento, isso que a gente tá falando que hoje talvez muitos condomínios ainda precisem de uma pessoa para ficar ali olhando. Olha, tá apertado o parafuso, tá tá com problema. Então a gente tá desenvolvendo alguns programas para que nem isso o condomínio tenha que se preocupar. Então deu qualquer problema, um super aquecimento ali, tá dando alguma divergência, cara, ó já vai apitar lá na nossa central, na nossa programação, e automaticamente a gente já vai antecipado no cliente, falar: “Olha, vamos apertar aqui porque vai dar problema e eu não quero nem que você tenha esse tipo de problema. A gente quer solucionar o problema antes dele acontecer”, cara. Então a gente tá estudando bastante e desenvolvendo tecnologias também para trazer isso pro mercado. Acho que é uma inovação bem interessante pro pro pra área de condomínio, né. Deixa que a gente cuida do da parte elétrica e vai curtir lá no Guarujá na baixada né. E o pessoal que tem a parte apartamento, síndico, e tal, deixa que a gente cuida. Você vem só pra curtir a praia lá e toma uma caipirinha que faz bem, né.
Acho que é o que você falou, mistura parte família, né, cara. São várias famílias vivendo dentro de um de um de um mesmo espaço onde o conforto, a segurança, a qualidade de vida, tudo isso tá envolvido e eu vejo a engenharia elétrica, né, o setor engenharia cada vez mais levando essa segurança, levando esse conforto para dentro do da área condominial. Então estamos inseridos nesse nesse contexto aí. Acho que até 2029 vamos ter bastante novidade e bastante inovação aí para levar pra turma aí da dos condomínios. Show de bola. Vi aí, pessoal! #ficadica né? Engenharia condominial crescendo a cada dia, né? Com várias vários profissionais do mercado levando muito conteúdo aí a todos vocês. O PodSíndico não poderia ficar de fora disso, né? A gente traz aqui diversos especialistas para estar sempre levando o melhor a todos vocês. E lembrando aí vocês que estão aí nos assistindo da FepaT que acontecerá aí né, do dia 11 ao dia 14 de setembro aqui na Expo Imigrantes. Você que ainda não fez a sua inscrição, né? Falta menos um dia aí para estar lá visitando a feira, né? Juntamente com grandes palestras estaremos lá com vários especialistas aí da engenharia. Fabião vai estar lá com a gente, cara. Vai vai ter palestra lá. A gente faz palestra lá. Cara, vamos vamos estar junto lá com a gente. Vamos acertar aqui com o nosso querido entrevistado de hoje, o nosso convidado de hoje para que ele esteja com a gente lá na FepaT, então, façam aí as suas inscrições.
HOST: Reginaldo da Silva
Instagram: @reginaldo_dasilva
DIREÇÃO: Gabriel Santana –
Instagram @g_santana15
Site: https://abrascond.org/
Blog: https://abrascond.org/blog/
Instagram:
/ abrascond
Facebook:
/ abrascondoficial

